Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Situação atual das PECs 443 e 452 da Advocacia Pública

    Movimento Nacional de Reforma da Advocacia Pública

    Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal

    Associação Nacional de Procuradores de Estado - ANAPE

    Associação Nacional de Procuradores Municipais - ANPM

    Informativo on line n. 4 - 08.06.2010

    1. Agendamento das audiências na Comissão Especial

    O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, participou, nesta tarde, da reunião da Comissão Especial da PEC 443, na Câmara dos Deputados.

    Mais uma vez, por conta do engajamento e da determinação do Deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) em imprimir celeridade ao processo, conseguimos que fossem estabelecidas duas audiências públicas, uma para a Advocacia Pública e a outra para a Defensoria Pública.

    Na audiência designada para ouvir a Advocacia Pública foram convidados o Fórum Nacional, a Associação Nacional de Procuradores de Estado (ANAPE) e a Associação Nacional de Procuradores Municipais (ANPM). Na outra audiência serão ouvidos representantes das associações de defensores públicos.

    É oportuno reiterar a necessidade de contatos com os membros da Comissão Especial de modo a obtermos, o quanto antes, aliados quando da votação do Parecer do Relator.

    2. PEC 452, pronunciamento do Deputado José Genoino (PT-SP), 08.06.10

    A PEC 452 corre perigo. Na reunião de hoje a tarde, da CCJ, o Deputado José Genoíno (PT-SP), que na semana passada havia solicitado vistas, fez contundente pronunciamento contrário. Em síntese, afirmou que “todos os dias chegam novas PECs no Parlamento” e que isso contribui para o esvaziamento do legislador ordinário, porquanto as carreiras “constitucionalizadas” não necessitarão mais de leis ordinárias.

    Por sua vez a Assessoria Legislativa do PT na Câmara, afirmou que a matéria é de iniciativa do Presidente da República e que o assunto tratado por PEC burla essa realidade. Essa observações, da Assessoria, não têm o menor respaldo constitucional, na medida que não há que se falar em competência privativa para apresentação de PEC.

    O Vital do Rego Filho (PMDB-PB) não compareceu. Designado Relator Ad Hoc o Deputado Régis de Oliveira (PSC-SP) fez leitura do Relatório, favorável, nos termos do Relatório do Vital do Rego Filho. Em seguida o Deputado Roberto Magalhães (DEM-PE) pediu vistas, considerando que a matéria assumiu ares de polêmica.

    A Assessoria do PT nos garantiu que a opinião do José Genoíno não reflete, pelo menos por enquanto, a da bancada e muito a menos a do governo, que ainda não emitiu orientação específica sobre o assunto. A propósito, lembro que o Fórum Nacional esteve com o Líder Vacarezza (PT-SP), em 22.02.2010, justamente para tratar do Movimento Nacional de Reforma da Advocacia Pública.

    Mais do que nunca se apresenta como urgente a necessidade de advogados públicos lotados em São Paulo buscarem contato com o Deputado José Genoíno e José Mentor.

    A aprovação do Movimento Nacional de Reforma da Advocacia Pública (PECs 443/09 e 452/09) depende do efetivo esforço de cada um de nós.

    Vamos em frente.

    Atenciosamente,

    João Carlos Souto

    Presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal

    • Publicações473
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/situacao-atual-das-pecs-443-e-452-da-advocacia-publica/2226328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)